terça-feira, 16 de outubro de 2018

Aprender inglês traz muitos benefícios ao cérebro



Aprender inglês traz muitos benefícios ao cérebro


Foram descobertos, em pesquisas científicas, que o aprendizado de uma segunda língua pode alterar fisicamente o cérebro. Aumentando sua massa cinzenta e adiando seu envelhecimento. Prevenindo, por exemplo, o Alzheimer. 

Possuir um cérebro bilíngue vai além de um acúmulo de vocabulário e regras gramaticais. É também possuir um órgão capaz de executar a mesma tarefa, mas de formas diferentes. Pessoas que se comunicam com facilidade em mais de um idioma fazem uma espécie de “malabarismo” entre as línguas, escolhendo uma ou outra quando convém. Essa habilidade aprendida pelo cérebro acaba sendo aplicada em outros processos. Por exemplo, excluir informações irrelevantes e se concentrar nas mais importantes, o que torna pessoas bilíngues mais eficientes em priorizar tarefas e assim trabalhar em múltiplos projetos ao mesmo tempo.



Pesquisadores de Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, concluíram que saber mais de uma língua funciona como uma “ginástica” para o cérebro. O resultado da pesquisa se baseou especialmente na forma como os voluntários bilíngues processavam sons de forma mais eficiente – ou seja, identificavam melhor sons mais relevantes – em ambientes barulhentos. Desta forma, o cérebro se torna mais hábil em se concentrar no que realmente importa e deixa de “desperdiçar energia” com informações desnecessárias. 

E outro benefício do aprendizado de outra língua é o aumento da criatividade. Um estudo da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, envolvendo 116 estudantes com descendência coreana indicou que a criatividade e o nível de bilinguismo estão positivamente relacionados. Eles foram testados em diversas situações, como flexibilidade de ideias e até problemas lógicos envolvendo blocos, e os estudantes com conhecimento de coreano se saíam melhores do que aqueles que falavam apenas a língua inglesa. "

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More