quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Tandem: a forma mais legal de se praticar uma língua estrangeira

 
  

Tandem: a forma mais legal de se praticar uma língua estrangeira


Um Tandem pode te ajudar a descobrir a cultura do país de onde ele vem.


Não há um mísero professor que nunca tenha ouvido lamentações de alunos que alegam ter muitas dificuldades com idiomas, principalmente na hora de se expressar. A gente sabe que apenas milagres poderiam resolver a vida quem não estuda ou não se expõe aos idiomas que aprende…

Mas nem todo mundo sabe da existência de um jeito muito bom de ter contato constante com uma língua estrangeira: já ouviram falar em Tandem? Não? Então está na hora de conhecer uma das melhores formas de praticar idiomas.

Muito difundido na Europa e, infelizmente, um mero desconhecido em terras brasileiras, o Tandem funciona assim: você, estudante de um idioma, oferece seus conhecimentos de sua língua materna e o seu parceiro, que estuda sua língua materna, te ajuda com a dele. Vocês combinam encontros semanais, geralmente de duas horas, e conversam, uma parte em uma língua, a outra, na outra.

A proposta de quem busca um Tandem, definitivamente, não é sentar, abrir um livro didático e estudar ou ficar explicando gramática. Até porque sabemos como nossos idiomas funcionam, mas nem sempre conseguimos explicar as regras. Aqui, o que importa de verdade é a língua em uso, a conversação. O Tandem, portanto, não substitui as aulas regulares; mas preenche aquela falta que o aluno sente de lidar com situações de comunicação menos artificiais que as do livro didático.

Na universidade onde eu estudei na Alemanha tinham anúncios nos murais e um site com os contatos de quem buscava pessoas para praticar. Por aqui, grupos no Facebook ou no Couchsurfing (rede social de pessoas que abrigam viajantes em suas casas) são boas formas de encontrar Tandems. Aquele seu amigo gringo que está no Brasil também pode se interessar. Fale com ele!

Vantagens do Tandem
  • Tanto você como seu parceiro estão em situação de igualdade, ainda que possuam níveis diferentes dos idiomas que estão aprendendo.
  • Não há problema nenhum em errar, pelo contrário, você pode pedir para ele/ ela focar em algum aspecto, em vez de corrigir todos os erros. Por exemplo, eu pedia para minha primeira Tandem corrigir minha ordem sintática de orações subordinadas porque era uma das minhas maiores dificuldades com a língua alemã.
  • Ter um Tandem pode te ajudar a descobrir a cultura do país de onde ele vem. Pergunte como tudo funciona, ele vai saber explicar e dará dicas do que é legal, do que pega mal, etc. Isso pode ser muito útil se você pretende viajar ou morar nesse lugar, por exemplo.
  • Seu parceiro de Tandem também vai poder te apresentar bandas legais, indicar livros, filmes, revistas ou programas de TV que ele goste.
  • Você pode fazer amigos de verdade nesses Tandems da vida.
  • E o melhor, é de graça, gente!

Visite: http://www.tandemapp.me/

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More