quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Exterior é oportunidade frequente para estudos


 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Exterior é oportunidade frequente para estudos


Se tempos atrás viajar para o Exterior para estudar parecia um sonho distante para a maioria das pessoas, a possibilidade está cada vez mais acessível. Estudantes de Sorocaba e região também aproveitam e optam por cursos de férias e intercâmbios para aprimorar um idioma e adquirir conhecimentos sobre áreas específicas. Exemplo disso é Eduardo Batista Orsini Ribeiro, de 24 anos, e Isabele Laís de Souza Vitório, de 15 anos. Para eles, essa oportunidade foi a melhor que tiveram na vida.
 

O estudante Eduardo Batista Orsini Ribeiro, de 24 anos, cursa Administração na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba e ganhou uma bolsa de estudos integral para a Universidad Nacional de Assunción (UNA), no Paraguai, por meio de uma parceria com as universidades. Eduardo está em Assunción há um mês e diz que o intercâmbio está sendo a melhor experiência de sua vida. Durante o semestre, ele vai cursar algumas disciplinas de Administração que serão equivalentes ao curso no Brasil, além de aulas de inglês, espanhol e violino.
 
Como o intercâmbio é 100% gratuito, Eduardo diz que o processo de inscrição foi muito concorrido, sendo necessário muita força de vontade, já que tentou se inscrever três vezes. Nas duas primeiras vezes ele não conseguiu a bolsa por falta de notas e créditos no programa, pois a oportunidade é para alunos que estão cursando o quarto semestre do curso e ele está no terceiro, mas conseguiu eliminar algumas disciplinas por conta de outras graduações que cursou, o que possibilitou que participasse do processo seletivo. "Na segunda tentativa fiquei em terceiro lugar, mas não consegui a vaga. Fiquei triste e estava quase desistindo. Mas decidi tentar outra vez", conta.
 
A princípio, Eduardo estava se inscrevendo para a Universidad Del Litoral, em Santa Fé, na Argentina, mas pela primeira vez a Universidad Nacional de Asuncion (UNA) estava oferecendo uma vaga para estudantes de Administração e a primeira colocada havia desistido. "Fiquei muito feliz quando me ligaram perguntando se queria a bolsa. Aceitei na mesma hora e comecei a correr atrás do passaporte e de outros trâmites para realizar o intercâmbio", lembra.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More