terça-feira, 8 de julho de 2014

Preparando o seu currículo em inglês















Preparando o seu currículo em inglês


Professora ensina como criar um currículo em inglês.


Se existe uma coisa que ninguém faz por prazer é procurar emprego. Esse é um momento tenso e muitas vezes o processo acaba se tornando bem demorado. O primeiro passo nesse caminho é a criação do seu currículo. Hoje em dia, as empresas multinacionais e sediadas fora do Brasil pedem pela versão do currículo também em inglês para que seja analisado pela equipe nativa.
Em uma das minhas recentes aulas com minha turma de business aqui no Centro Britânico Tucuruvi, São Paulo, me deparei com uma aluna formada em Comércio Exterior que precisava compor seu currículo em inglês. Por onde começar? Quais as diferenças entre os elementos de um currículo em português e um em inglês?Não há nenhuma maneira "correta" e simples para escrever e apresentar um currículo, mas é importante pensar em desenvolver seu currículo em cima das seguintes ideias gerais a seguir (usando-as como subtítulos):

Personal details (Detalhes pessoais)

É a introdução do currículo e engloba seu nome completo, idade, endereço, data de nascimento, e-mail e telefone. Mantenha toda a informação atualizada e clara.

Education and qualifications (Educação e qualificações)

Esse item inclui sua formação formal, cursos importantes dentro e fora da área pretendida. Além disso, é importante incluir certificados internacionais e suas notas, a menos que sejam notas baixas. Se você tem algum certificado da Universidade de Cambridge que ateste se nível de inglês, por exemplo, inclua notas B e A, e deixe de fora o C e D, incluindo somente o título da certificação.

Work experience (Experiências anteriores)

Esse é o momento de explicar um pouco das experiências em outras empresas. Tente associar verbos de ação às posições ocupadas, por exemplo, ‘developed / created / planned / organized’ (desenvolvi / criei / planejei / organizei) e ligue a cada ação uma habilidade que você apresente que seja relevante à posição.

Interests (Interesses e hobbies)

Esse item é pouco explorado em currículos em português, mas empresas internacionais costumam valorizar muito interesses e hobbies não relacionados ao trabalho, necessariamente. Por isso, inclua duas ou três atividades que você gosta de realizar no seu tempo livre. Priorize “reading novels / exercising / spending time with my family / watching movies/listening to music...” (ler romances / me exercitar / passar o tempo com a família / assistir à filmes/ ouvir música).

References (Referências)

Muitos candidatos omitem essa seção do currículo, caso o espaço esteja estourando ou se o próprio empregador não pediu por referências. Caso queira incluir algo mais curto sobre isso, inclua: "References are available on request, if needed." (Referências podem ser requisitadas, caso necessário). E esteja preparado para fornecer duas ou três referências de empregos anteriores.
Fonte: Universia

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More