segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Que as Agências Não Querem que Você Saiba


O Que as Agências Não Querem que Você Saiba sobre viajar para a Austrália 


Como já disse aqui não tenho nada contras as agências de estudantes que trazem estudantes para a Austrália. Muito pelo contrário. Eu até recomendo que o estudante interessado em vir fazer um intercâmbio na Austrália faça tudo através de uma agência de intercâmbio. Contudo, por mais honesta que a agência de intercâmbio que você escolher seja, por mais que o dono da agência seja legal e por mais que a atendente pareça sua melhor amiga, ainda assim é bom lembrar que eles estão neste negócio pelo mesmo motivo que você acorda às 7 da manhã para ir trabalhar: Dinheiro.

Por isso eles vão lhe falar sobre as maravilhas que é estudar na Austrália (mas é mesmo), sobre os cangurus, sobre as praias australianas, mas não vão gastar nem um segundo explicando sobre nada além do bolo cor de rosa que eles tentam vender.
Sim a Austrália é um país lindo, legal, bom de se viver, com uma boa qualidade de vida, afinal, se não fosse isso o que eu mesmo estaria fazendo aqui? Mas como eu disse o objetivo das agências é no final das contas ganhar dinheiro e tem coisas que eles não vão querer que você saiba antes de fechar um curso com eles.

O Que as Agências Não Querem que Você Saiba
Existem boas e péssimas agências. Eu mesmo vim para a Austrália através de uma agência que recomendei para umas 50 pessoas e destas pelo menos umas 20 que eu conheço fecharam um curso com ela (e eles nunca me disseram nem obrigado).

Mas tudo bem, minha intenção era ajudar meus amigos e conhecidos que vinham pra cá. Eu tive uma boa experiência com minha agência, mas mesmo eles não me passaram todo cenário. Veja o que as agências geralmente não querem que você saiba.

Quem namora ou é Casado não precisa pagar 2 cursos.
Se você namora há mais de um ano ou é casado você pode vir como dependente de sua esposa ou marido. Não é necessário comprar dois cursos. Você pode aplicar para apenas um curso e colocar seu companheiro como dependente. Uma vez que o curso é o maior gasto de quem vem estudar aqui você pode economizar muito dinheiro desta maneira. Procure mais informações no site da imigração sobre como vir como dependente.

Plano de Saúde Extra.
As escolas geralmente tentam vender um plano de saúde extra além do obrigatório que você precisa comprar quando vem pra cá como estudante. Pessoalmente eu jamais compraria um plano de saúde destes. O Plano obrigatório já é mais que suficiente, cobre 100% de emergências e te dá uma boa cobertura. O outro plano serve mais para a agência ganhar um extra. Não jogue seu dinheiro no lixo.

Nem toda Homestay Acomodação é boa.
Quando se fecha uma acomodação com a agência (casa de família onde você vai morar durante seu curso) se tem a ilusão de que você vai morar num bairro maravilhoso, na casa de uma família australiana linda que vai te adotar como filha. Contudo ao chegar aqui você pode descobrir que está morando no meio do nada, com uma velha solteira que bebe o dia inteiro e reclama de você usar o computador depois das 9 da noite.
Assim como existem histórias legais de quem pegou uma boa homesta e virou mais que um filho da família. Existe o mesmo número de histórias de gente que viveu um terror por ficar em uma acomodação, seja shared ou homestay. Eu mesmo conheci vários. A homestay é geralmente muito mais cara o mesmo preço que um shared accomodation e não te oferece nada muito além, apenas mais privacidade. Eles são obrigados a te oferecer o jantar, mas por 8 dólares você janta mais ou menos bem em qualquer pub ou restaurante chinês.
Outro problema são homestays que ficam do outro lado do mundo. Há uns 2 meses fomos pegar uma menina que estava morando em uma home stay e ela era obrigada a voltar às 8 da noite pra casa todos os dias, pois depois deste horário não havia mais ônibus para o local.
Eu fiquei uma semana em uma homestay e adorei. Melhor impossível

Você só Pode Trabalhar 20 horas por semana
Já vi atendente de agência que diz: Você só pode trabalhar legalmente 20 horas por semana, mas tem quem trabalhe mais.
Isso é o mesmo que dizer: Você não pode roubar, mas tem quem roube.
Trabalhar mais que 20 horas por semana como estudante (tirando estudantes de pós graduação) é ilegal e você se for pego pode ser preso ou deportado. Todos os anos pelo menos uns 70 brasileiros são pegos e deportados nestas blitz que eles costumam fazer. Não seja mais um deles.

Escolas Baratas são Piores
Você gostaria de estudar em algumas escolas, mas está sem grana. Ai o atendente te fala sobre uma escola “muito boa” que custa 80 dólares a menos por semana. Você vê a brochura, acha legal e se matricula. Nenhuma escola é mais barata a toa. Geralmente as piores escolas são geralmente as mais baratas. Não estude em escolas baratas. É jogar dinheiro no lixo. Não existe escola boa por menos de $230,00 por semana

Estudar a Noite é Inútil
Algumas agências tentam vender cursos a noite dizendo que estudando a noite você poderá trabalhar pela manhã. Não caia nesta. Qualquer curso de inglês noturno é péssimo e só serve para você ter algo para fazer a noite durante a semana.

fonte: www.brazilaustralia.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More