segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Em país com 20 idiomas oficiais, inglês é responsável por unir indianos

 


O inglês ainda está longe de ser a língua dominante entre 1,2 bilhão de indianos, mas é a língua dos que dominam o país.


Ganhar mais é desejo de todos os trabalhadores em toda parte do mundo. Aprender inglês é um atalho para isso. É o que mostra uma reportagem especial. O Bom Dia Brasil foi à Índia, país com 20 idiomas oficiais e mais de 1,6 mil dialetos, e descobriu que a língua inglesa une os indianos.


A Índia é enorme: um continente de povos e línguas diferentes. E falar várias línguas é normal: “Eu falo oito línguas, é necessário para conversar com as pessoas do sul. E o inglês é fundamental. Todos querem aprender”, conta um indiano.

No norte, o inglês não só é reconhecido como idioma oficial, mas é o denominador comum para muitas pessoas. Bangalore, a capital econômica da nova Índia, e a alta tecnologia é a marca da cidade. De certa forma, é um lugar perfeitamente adaptado às exigências do século XXI.

A Índia é o país que mais exporta serviços de informática porque combina duas grandes vantagens: a tecnologia e a herança britânica. Muita gente fala inglês, e muito bem.
A terceira são os baixos salários para pessoas muito qualificadas. Por isso tudo, falar inglês virou requisito básico para os serviços prestados para o mundo rico e é um sinal de status.
Quem pode matricular os filhos em escolas particulares conta com todo o ensino em inglês. Os pais tomam a decisão, mas lamentam algumas das consequências.

Um engenheiro que viveu a enorme transformação econômica da Índia saiu de uma aldeia, se formou, prosperou e se mudou para Bangalore. Quando os filhos dele vão visitar a aldeia conseguem entender um pouco da língua local, mas só falam inglês. “Cinema, música, tudo em inglês. É uma pena que estão perdendo parte da cultura deles”, lamenta.
A globalização está, inevitavelmente, atropelando grande parte da originalidade cultural da Índia.

O inglês ainda está longe de ser a língua dominante entre 1,2 bilhão de indianos, mas é a língua dos que dominam o país.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More