terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Certificate of Proficiency in English ou CPE

 

O Certificate of Proficiency in English (CPE) é um exame do Cambridge que, além de ser usado para fins acadêmicos, como o Ielts, também é requisitado na área profissional.

 
O exame é desenvolvido pela Cambridge Esol (English for Speakers of Other Languages, ou Inglês para Falantes de Outros Idiomas), instituição ligada à Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Ele foi aplicado pela primeira vez há quase um século, em 1913.
O formato atual da prova contém quatro tarefas distintas: leitura e uso do inglês (90 minutos), escrita (90 minutos), compreensão auditiva (40 minutos) e conversação (prova de 16 minutos feita em duplas ou trios).
 
São aprovados os candidatos que acertarem 60% das questões. O certificado do CPE não tem validade, mas algumas instituições podem rejeitar resultados muito antigos.
 

O CPE é aceito como comprovação de proficiência em inglês tanto por instituições acadêmicas, como a Universidade de Cambridge, quanto por empresas, como a Coca-Cola, e até governos (veja a lista).
 
Atualmente, mais de 60 unidades de várias redes de escolas de inglês no Brasil estão credenciadas para aplicar o CPE. Ele é realizado no país em média três vezes por semestre, em geral nos meses de maio, junho, novembro e dezembro. O valor da inscrição varia de centro para centro, na faixa de R$ 450 a R$ 550.
 
 Há 5 centros disponíveis:
Centro Britânico, Seven Idiomas, Cultura Inglesa, Cel Lep e Winner Idiomas 
Mais informações: http://brazil.cambridgeesol.org/exam-centres/encontre-um-centro?term_node_tid_depth=544&field_exam_centre_exams_nid=1846&=Buscar

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More